Exclusivo: Entrevista com ” DANIEL SHADOW”

Continuando nossa sequência de entrevistas, nosso Próximo entrevistado é o Rapper Carioca Daniel Shadow ex-integrante do Grupo Cartel Mc´s , hoje segue carreira solo pela TUDUBOMRECORDS.

O rapper que no ano passado lançou o disco ” Tudo ou Nada ” com diversas participações da nova geração do rap, relatou um pouco sobre sua carreira, projetos, influencias e pensamentos, confira.

RAPNACIONALMUSIC Hoje podemos dizer que a ideologia do Shadow é diferente da era “ Cartel Mcs” ?

DANIEL SHADOW – Ah irmão, o tempo passa e a gente muda, né… cresce, amadurece algumas ideias e abandona outras. O que permanece são os princípios, papo reto, humildade e respeito acima de tudo. Mas quem não se permite mudar de opinião, deixa de evoluir.

 

RAPNACIONALMUSIC – Hoje vemos que o Rap está presente não apenas na periferia como antes , e sim acessível a outras classes sociais e econômicas , qual sua opinião sobre?

DANIEL SHADOW – Acho ótimo. Rap é música e música é arte. Não existe arte sem liberdade. É preciso haver o Rap de protesto, o Rap de festa, o Rap de amor. Tem espaço pra tudo e a diversidade só fortalece a cena.

RAPNACIONALMUSIC- Toda exposição que o Rap Nacional vive nos dias atuais seria um sinal negativo ou positivo?

DANIEL SHADOW – Positivo, claro. Acredito na música como o maior instrumento de comunicação que existe e o Rap tem força pra propagar qualquer mensagem em qualquer lugar.

RAPNACIONALMUSIC- Conte-nos um pouco de suas influências ?

DANIEL SHADOW – Minhas influências são muitas e vão de Tupac a Led Zeppelin mas com certeza minha escola no Rap é a Golden Era. Foi na década de 90 que eu conheci o Rap e é por causa dos artistas dessa época que eu faço Rap até hoje.

RAPNACIONALMUSIC- Quais os próximos caminhos de sua carreira, existe algum projeto em andamento ?

DANIEL SHADOW – Já tem bastante coisa em andamento e a principal delas é o novo disco que sai até o meio de 2017. Antes disso ainda vão sair alguns singles, clipes, etc. É só assinar o CanalTUDUBOM (youtube.com/Tudubomrecords) e ativar as notificações rs.

RAPNACIONALMUSIC O nosso site “Rap Nacional Music” está situado no Espírito Santo, estado que se firma como o que mais investe no sistema prisional , como você comenta essa situação?

DANIEL SHADOW – Cadeia só serve pra punir quem já cometeu algum crime e todo mundo sabe que não recupera ninguém. Só a educação pode dar nova perspectiva de vida e prevenir a criminalidade. Crime é consequência, não causa.

RAPNACIONALMUSIC-Pretende Fazer algum Projeto Social de Inclusão atráves da Música?

DANIEL SHADOW – Sim, com certeza. Desde pequeno tenho contato com causas sociais por conta da militância política da minha mãe e hoje a música é minha arma.


RAPNACIONALMUSIC
Nos Últimos Anos o Cenário do Hip-Hop Nacional Recebeu uma vasta Quantidade de Novos Artistas  e Grupos, Você ouve ou se Influencia por algum Artista dessa nova safra?

DANIEL SHADOW – Cada vez tem mais gente fazendo Rap e isso é ótimo. Claro que tem muita coisa ruim aparecendo mas tem muita coisa boa também, Sant, Neto do Síntese, Froid… Mano Brown, na minha opinião ainda é o maior MC do Brasil mas da nova geração eu curto muito o trampo dos moleques do Haikaiss.