Como anda a indústria discográfica nos Estados Unidos

Vendas de vinil e Streaming mantém o fluxo do mercado constante

O Streaming de musica representou em 2015, pela primeira vez, a maior fatia de receitas da indústria discográfica nos Estados Unidos, de acordo com um relatório divulgado pela Recording Industry Association of America (RIAA). Com 34,3%, o Streaming foi responsável por mais de um terço dos 7 milhões de dólares que a indústria faturou ano passado, ultrapassando os downloads, que representaram 34%. As vendas físicas representaram 28,8% e o licenciamento para televisão e outros media 2,9%.

No fim das contas, a indústria cresceu 0,9% em 2015, puxada sobretudo pelo Streaming, cujas receitas aumentaram 29% num ano. O Streaming gratuito com base em publicidade representou apenas 385 milhões de dólares, o que deixa algumas perguntas no ar acerca da viabilidade deste modelo de negócio, sobretudo tendo em conta que este valor representou crescimento de 31% relativamente ao ano anterior.

Mais de dois terços das receitas da indústria discográficas nos Estados Unidos têm origem no mercado digital e as receitas dos formatos físicos caíram 10,1% para 1,9 mil milhões de dólares e 123 milhões de cópias vendidas, mas nem tudo são más notícias. O vinil continua recuperar algum terreno: cresceu 31,8% para 423 milhões de dólares, representando mais do que o Streaming gratuito.

Tendo em conta a quase ubiquidade do Streaming gratuito, sobretudo via Spotify e Youtube, não deixa de ser relevante que um formato que até há muito poucos anos estava vivo apenas num nicho de mercado traga significativamente mais dinheiro. É possível que a situação atual do vinil não seja totalmente sustentável, dadas as altas margens de lucro e os preços com que as gravadoras estão trabalhando. O vinil tem sido tratado como um produto Premium e a falta de capacidade de produção não tem ajudado a torna-lo mais acessível.

vinyl-chart
É óbvio que a indústria passou de um sistema de formato único para um ambiente bastante mais complexo, mas ainda assim é interessante podermos ter uma certa noção das diferentes escalas.

No fim das contas, apesar da quebra nas vendas físicas e nos downloads, estes números são boas notícias para a indústria discográfica nos Estados Unidos. Falta perceber se o Streaming gratuito com publicidade tem futuro ou se caminhamos definitivamente para um modelo de Streaming exclusivamente pago, mas pelo menos o mercado está se adaptando à forma como as pessoas consomem música e estão fazendo algum dinheiro com isso.